• Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black

MESA GERTRUDES


  Em 2012 recebemos uma encomenda de uma cliente, ela nos mandou uma imagem da mesa Vitrine do Sérgio Rodrigues e disse que queria uma igual. Nossa resposta foi desenhar uma mesa com as mesmas proporções, só que feita com outro material, o concreto, mas usando princípios construtivos aplicados a madeira: o encaixe. A cliente não gostou por a mesa ser ‘muito pesada’, o projeto ficou guardado.
   No ano seguinte, durante uma conversa numa mesa de bar, um amigo reclamava que estava desmotivado com o trabalho no escritório, ‘não aguento mais ficar o dia todo no computador, preciso construir alguma coisa.’ A resposta veio imediata, ‘tem uma mesa pra concretar!’ Ele topou e no dia seguinte, sábado pela manhã estavamos na oficina desenhando as formas e carregando o material nas costas. Terminamos a concretagem no mesmo dia.
  Achamos que a mesa encorpora muito bem a estética da arquitetura brutalista da escola Paulista de arquitetura, Gostamos muito dela porque parece antiga, parece de outro tempo, mas sem ser um pastiche. O nome Gertrudes é exatamente por essa razão, um nome que remete a um outro tempo.

 

durante a mostra ‘Convocatória para um Mobiliário Brasileiro’                                    

de Jonathas de Andrade no MASP ©OSJ2017

 

 ©OSJ2013

 

detalhe do encaixe da mesa ©OSJ2013

DADOS TÉCNICOS

Data: 2013

Autor: Oficina São João

Material: Concreto Armado e Vidro